6 found
Order:
  1.  5
    As Formas de Descrição da Vida e da Filosofia | The Ways of Describing Life and Philosophy.Ericson Sávio Falabretti - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Esse artigo, instigado sobretudo pelas interpretações de Merleau-Ponty sobre Sócrates e Montaigne e pelo artigo Biografia e autobiografia: tangências e secâncias de Antonio Valverde, discute a relação entre vida e obra, considerando duas perspectivas: a importância da obra para a permanência – memória – de uma existência individual; o alcance e a validade filosófica da estratégia metodológica de recorrer ao exame de biografias e autobiografias para interpretar uma determinada obra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    A pintura como paradigma da percepção.Ericson Sávio Falabretti - 2012 - Doispontos 9 (1).
    The reflections on the paint across the whole itinerary of the work of Merleau-Ponty and seem to indicate the reasons for the movement and the unity of his thought, especially when we seek to understand the scope of perception as a significant pre-reflective event. The experience of perception is radicalized on painting that express a "primordial level" - "leads to their last power is a delusion that same vision" - with all the characters that phenomenology sought to achieve in describing (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Desejo, corpo e intencionalidade na fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma significação ontológica na medida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Liberdade e democracia em conflito.Ericson Sávio Falabretti - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    A experiência democrática moderna indica que o nosso sistema político mantém uma relação de sobredeterminação com a liberdade. Toda forma de sistema político determina o alcance e o sentido da nossa liberdade, ao mesmo tempo em que a experiência concreta de liberdade modifica o sistema político. Sustentamos neste trabalho que a liberdade individual elevada ao princípio máximo de realização existencial e à consagração ideal de vida política é, ao mesmo tempo, o registro jurídico-político de que realmente vivemos em uma democracia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Merleau-Ponty: o sentido e o uso da noção de estrutura.Ericson Savio Falabretti - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo Este trabalho discute o alcance das considerações de Merleau-Ponty para a formulação de uma teoria do comportamento. Procuramos, antes de tudo, mostrar em que sentido Merleau- Ponty recusa as int e r p retações das escolas intelectualista e empirista sobre o comportamento. Depois, num segundo mo mento, tendo em vista os problemas decorrentes dessas teorias clássicas, apont a mos os funda me ntos para uma descrição feno menológica do comportamento: princ i p a l mente a partir da noção (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Sociedade civil: O Lugar E as faces do conflito.Ericson Sávio Falabretti - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):27.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark